O bullying, é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, praticadas por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo, ou grupo de indivíduos, incapaz(es) de se defender.
Ele pode ser dividido em duas categorias, o bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e o bullying indireto ou agressão social, que é a forma mais comum entre os agressores do sexo feminino e as crianças pequenas, este é caracterizado por forçar a vítima ao isolamento social e para isso há uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
a) Espalhar comentários;
b) Recusa em se socializar com a vítima;
c) Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
d) Ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades, sexualidade, etc).
Estas violências são definidas por três tipos observáveis de comportamento, sendo eles:
a) O comportamento é agressivo e negativo;
b) O comportamento é executado repetidamente;
c) O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
É importante lembrar que este tipo de violência pode ocorrer em ambientes escolares, de trabalho, na família, na vizinhança, enfim, em todos os locais de convivência humana e precisamos abrir os olhos para evitar que estes comportamentos se espalhem. Conforme diz o vídeo exposto acima: "Levante-se por seus amigos!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário